A energia solar consiste na instalação de módulos fotovoltaicos e de sistemas de captação de energia solar, a fim de gerar total autonomia energética para propriedades residenciais, comerciais, rurais e industriais. Ou obter economia parcial na conta de luz.
A diferença entre os projetos fotovoltaicos residenciais para os que são implementados no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia.
Esses estabelecimentos precisam de mais potência energética em relação a casas, por isso, precisam de um sistema capaz de gerar e armazenar uma grande quantidade de energia.
Existem três principais sistemas de geração de energia fotovoltaica: o on-grid, o off-grid e os sistemas híbridos.
Os denominados on-grid são os mais populares e têm conexão direta com a rede elétrica. Dessa maneira, qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha um desconto em sua conta. E se caso os painéis solares não suprirem a necessidade energética da residência será pego energia da distribuidora para alimentar residência.
O off-grid é um sistema autônomo, sem ligação com a rede elétrica. Muito usado em locais mais remotos, ou que não possuem disponibilidade de distribuição de energia elétrica. A energia excedente da produção pelos painéis solares pode ser armazenada em baterias, garantindo assim a energia mesmo em dias chuvosos, nublados ou em períodos noturnos.
Já os sistemas híbridos são aqueles que estão ligados à rede elétrica, mas também armazenam a produção excedente em baterias, fazendo uma junção dos sistemas on-grid e off-grid.
Os sistemas híbridos dão ao usuário maior independência, sendo capazes de fornecer energia mesmo durante a noite, esse sistema são capaz de reduzir a conta de luz drasticamente, uma vez que a rede elétrica só é utilizada em períodos de muito consumo.