tecnologia e energia

Energia solar industrial: veja os principais segmentos que a utilizam.

O que é a energia solar industrial?

É basicamente, a energia solar adequada ao contexto das indústrias, elas são usadas especialmente por uma questão de diminuição de custos e maior independência perante as distribuidoras de energia elétrica.

A energia solar na indústria traz vários benefícios, ainda mais que são um dos segmentos que mais demandam de energia para manter seus equipamentos se manterem ativos, alguns dos exemplos são: Cerealistas, abatedouro, fábricas e muitas outras.

Muitos desses estabelecimentos requerem energia sendo utilizada 24 horas por dia, isso acumulado no mês se torna caro, é aí que entra a energia solar, com ela você pode economizar até 85% com o valor da sua conta de luz, se tornando assim um investimento que se paga em pouco tempo.

Quais segmentos podem se beneficiar dessa fonte de energia?

1. Indústria mecânica:

A indústria mecânica produz bens intermediários, como carros, tratores, caminhões e outros. Nesse caso, a energia solar é bem aproveitada, já que estamos falando de altos gastos de energia para a produção;

2. Indústria farmacêutica:

Para produzir medicamentos, a indústria farmacêutica possui grandes laboratórios e precisa armazenar, de forma segura, uma quantidade considerável de remédios e produtos químicos.
Isso torna decisiva a demanda desse segmento industrial por energia, pois faz-se necessária a utilização de várias máquinas e instrumentos para tornar viável a produção e o armazenamento e também evitando uma queda de luz que se for de longa duração poderá estragar os medicamentos em processamento;

3. Indústria alimentícia:

Esse é um bom exemplo de uma indústria que necessita bastante energia elétrica para que tudo ocorra bem. Isso porque ela depende de equipamentos robustos para a preparação, a refrigeração e o armazenamento de sua produção. Caso a energia falte, sua produtividade cai e os alimentos correm o risco de estragar;

4. Indústria de construção civil:

Muitas construtoras costumam fabricar boa parte de seus materiais no seu próprio espaço, isso demanda equipamentos que consomem um volume alto de energia elétrica, esses estabelecimentos acabam economizando muito com a instalação de sistema fotovoltaicos, conseguindo uma economia de até 85% em sua despesa com energia elétrica;

5. Indústria madeireira:

Neste ramo o uso de energia elétrica é indispensável para o bom funcionamento dos equipamentos, para conseguir cortar e manipular a madeira são utilizados vários equipamentos como serras elétricas, torno de bancada, lixadeira, circular, dentre outros.

Todas essas ferramentas demandam alto uso de energia, o que a longo prazo pode afetar o lucro da empresa, por isso que nesses locais o uso de painéis solares são de grandes benefícios trazendo o retorno do investimento em pouco tempo.