tecnologia e energia

Como funciona o monitoramento de energia solar?

Existem vários motivos para você realizar o monitoramento da produção de energia solar do seu sistema fotovoltaico.

monitoramento de energia solar
Divulgação.

O que é o monitoramento de energia solar?

Em linhas gerais, o monitoramento de energia solar é a capacidade que o usuário tem de avaliar os dados de performance do sistema.  Por meio de informações concretas, ele pode conhecer o comportamento do sistema ao longo de um período de avaliação. Para exemplificar: o monitoramento pode verificar qual é a quantidade de energia gerada e a economia proporcionada.

Assim sendo, ao instalar um sistema de energia solar em determinado local, o monitoramento é a chave para se avaliar o retorno do investimento. Isso permite conhecer os dados detalhados de produção energética, que são compartilhados por meio de plataformas online, em sua grande maioria.

Como funciona esse monitoramento?

O monitoramento é uma ferramenta primordial para que o cliente acompanhe o desempenho do seu sistema de geração. Como dito, é essa funcionalidade que permite ao usuário avaliar os dados de produção de energia, de forma online, emitindo relatórios baseados em períodos especificados.

Para se ter uma ideia de seu funcionamento, em sistemas mais completos, é possível obter uma análise completa da planta.  É possível, também, levantar dados de consumo, entrada, carga das baterias e, até, programar o consumo da energia em horários de maior demanda.

Além disso, dada a evolução da tecnologia e da energia solar, atualmente, as grandes marcas do mercado trabalham com base em aplicativos para plataformas mobile. São elas: Android e iOS, que fornecem um acesso completo ao monitoramento do sistema, por meio de uma interface personalizada, de simples navegação e leitura.

Qual a importância de monitorar os geradores de energia solar?

O monitoramento de energia solar tem uma série de implicações positivas no aproveitamento do sistema. Além de tornar a gestão da energia utilizada no ambiente mais simples e transparente, esse monitoramento é extremamente importante para saber o que está acontecendo no seu sistema.

Melhor aproveitamento dos recursos

Com base em dados concretos, coletados dos geradores de energia solar, podemos saber mais precisamente a dinâmica de produção de energia em localidades próximas. Nesse sentido, a empresa que fornece o sistema pode realizar o dimensionamento de novos projetos de maneira mais efetiva. Pode, ainda, entregar mais economia e precisão aos seus clientes.

Garantia da qualidade da energia

O monitoramento do sistema também está intimamente relacionado com a qualidade da energia produzida. A grande quantidade de dados passíveis de avaliação, com auxílio desse recurso, fornece um bom panorama de geração e utilização do sistema. Da mesma forma, facilita a compreensão de como a energia está sendo aplicada no ambiente.

Assim sendo, é possível identificar pontos de atenção e oportunidades de redução de consumo e custos. É igualmente admissível estabelecer um calendário de geração de energia, dos períodos do ano de queda da produção motivada por fatores externos, como os climáticos.

Tudo isso garante um uso mais consciente e eficiente do projeto fotovoltaico. Assim, o equipamento pode ser adaptado de forma ainda mais precisa à realidade do ambiente e da localidade em que se encontra.

Facilidade de manutenção

Outro aspecto bastante positivo do monitoramento de energia solar está relacionado à capacidade de identificação de falhas e inconsistências nos geradores instalados.

De maneira remota, por exemplo, é possível ter acesso aos dados de cada sistema. Esses dados consistem em tensão, corrente, geração solar por MPPT, produção diária, comparativos entre instalações, análise de desempenho, etc. Isso permite entender melhor a performance deles, se comparados com sua capacidade.

Assim, sempre que constatadas quaisquer alterações nessa relação, a empresa responsável pode verificar quais são as eventuais causas de quedas na produtividade do sistema. De certa forma, o monitoramento remoto evita que instaladores se desloquem até o local de instalação apenas para avaliar o sistema. Isso resulta em uma grande economia de tempo e de recursos, além de oferecer um serviço ainda mais qualificado ao cliente.

Quais os recursos utilizados para fazer a monitoria?

Nos padrões atuais, para realizar esse monitoramento, é necessário que o inversor esteja conectado à internet. 

Equipamentos ainda mais modernos já contam com a opção de Wi-Fi. Para necessidades mais específicas, como as usinas, é possível conectar vários inversores em um mesmo monitoramento. Isso cria uma rede integrada, que fornece uma visão geral da planta, além de viabilizar uma redução de custos no projeto.

Hoje o monitoramento é de fácil compreensão, uma vez que os aplicativos oferecem as informações de forma clara e didática para o usuário leigo. Ao mesmo tempo, permitem aos instaladores acesso a informações mais técnicas e, apesar disso, o monitoramento precisa ser configurado desde o seu primeiro uso. Esse processo sempre deve ser realizado por um profissional qualificado e que tenha conhecimento sobre sistema fotovoltaico.

Por fim, o monitoramento de energia solar está diretamente associado à qualidade do sistema e à boa execução do projeto. Os dados fornecidos ajudam profissionais e empresas do segmento a prestarem serviços ainda mais robustos, garantindo visibilidade ao usuário quanto ao retorno do valor investido.

FONTE: ALDO SOLAR .

Categorias
Categorias

Gostou?
Compartilhe.

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter