Dados do governo brasileiro supostamente obtidos por hackers estão à venda na DarkWeb, o valor pedido pelas informações é próximo de R$ 440 mil em bitcoin (Moeda Virtual). O grupo que teria cometido o ataque utilizou um ransomware para obter os dados.

Com a sofisticação do ataque, uma segunda camada de invasão foi elaborada pelos criminosos, que passaram a roubar dados para evoluir a extorsão criminosa. Ou seja, além de pedir o pagamento de recompensas para liberar o dispositivo, hackers tentam lucrar com a ameaça de vazar dados ao público.
Nos últimos dias o Brasil acompanhou o que pode ser um grande ataque cibernético concluído com sucesso contra o site Gov.br, o maior portal de serviços e informações do governo brasileiro.
De acordo com hackers responsáveis pelo ransomware Everest, há um vasto material de 3 Terabytes de dados associados ao site governamental brasileiro.
Quem comprar deve obter os dados completos, terá o acesso de vários brasileiros. O alerta foi compartilhado pela empresa DarkTracer, que acompanha investigações na DarkWeb.
Em imagens que circulam pela internet, os hacker pedem US$ 85 mil em bitcoin ou monero (BTC ou XMR) para vazar os dados do governo brasileiro e deixam claro que só venderão o pacote completo.
Os hackers afirmaram ainda que os dados poderão ser importantes após o período das eleições, instigando a curiosidade dos possíveis compradores. Comprar dados pessoais roubados também é crime no Brasil.
Fonte da notícia: livecoins.com.br e DarkTracer.