tecnologia e energia

Energia solar residencial: veja como é o seu funcionamento.

Sistema On-Grid Residencial.

Primeiramente a energia é captada pelos painéis solares, após isso o inversor torna a corrente gerada utilizável pelos aparelhos eletrônicos.

Também é instalado um medidor bidirecional, que é conectado ao inversor e a rede de luz externa, assim, quando é gerado energia que excede o consumo ela é injetada na rede, contabilizando créditos que podem ser utilizados em períodos de baixa ou nem uma geração de energia.

Veja abaixo como é o seu funcionamento.
  1. O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica.

  2. O inversor fotovoltaico adapta a corrente elétrica da energia para que ela possa ser utilizada.

  3. A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa.

  4. A energia alimenta as luzes e equipamentos elétricos de todo o seu imóvel.

  5. O excesso de energia é injetado na rede elétrica, gerando créditos.

Sistema de Créditos de Energia.

Geralmente, durante o dia, o painel solar fotovoltaico irá produzir mais energia do que aquela consumida no imóvel nesse período. Nos sistemas fotovoltaicos on-grid, este excedente de energia é injetado na rede elétrica.

Na hora da instalação do sistema fotovoltaico on-grid, o seu relógio de luz é substituído por um novo modelo “bidirecional”, que mede a entrada e a saída de energia.

Desta forma, a distribuidora local consegue computar, mês a mês, a quantidade de energia que você injetou na sua rede, assim como a energia que você consumiu dela durante a noite ou em momentos de pouca luz do sol, quando o seu painel solar não opera ou produz menos energia.

A eletricidade que o seu sistema fotovoltaico injeta na rede vira créditos de energia para você. Para cada um quilowatt-hora (kWh) de energia fornecido à rede pelo seu sistema, você recebe um crédito de energia que compensa o mesmo um kWh de energia consumida da rede.