tecnologia e energia

Energia solar rural: veja alguns detalhes sobre ela.

O agronegócio é um setor extremamente importante para a economia do Brasil. A sua constante modernização demanda cada vez mais o uso de máquinas e equipamentos que faz do uso da energia solar rural uma ótima solução para esses consumidores.

Expansão no Uso da Energia Solar Fotovoltaica Rural.

Nos últimos anos a prática de instalação fotovoltaica começou a se popularizar em meio a produtores e empresas do setor rural.
Fruto da popularização da tecnologia do país, puxada principalmente por consumidores de energia residencial, a energia solar fotovoltaica rural torna-se cada vez mais acessível devido à queda dos preços dos equipamentos.

Foi em 2016, ano em que o setor passou dos 100 sistemas conectados (130), este acumulava uma potência de apenas 672 kW (quilowatts). Já em 2017, esta saltou para 7,4 MW (Megawatts), totalizando 604 conexões de sistemas à rede elétrica.

E em 2018 esse crescimento se mostra ainda mais forte, com 1044 conexões até o começo de julho, somando mais 8 MW de potência ao setor, que acumula já 16,4 MW de energia solar alimentando as atividades agropecuárias do país.

Por que utilizar Energia Solar na Agricultura?

A geração de energia solar aplicada na área rural traz muitos benefícios, geralmente a energia gasta nas propriedades são altas devido a equipamentos que demandam muita corrente, como: bomba de água, tambo de leite, granjas, e muito mais, por isso a instalação desse sistema nessas propriedades trazem economia, e se pagam em pouco tempo.

Em lugares isolados da rede também é possível instalar o sistema fotovoltaico, deixando o local totalmente independente de rede de luz externa, produzindo toda a energia e armazenando o excesso. Esse sistema é conhecido como off-grid, nele estão contidas baterias que armazenam o excesso de energia gerada, que são usadas em momentos que o sistema não consegue gerar energia por completo.

Como funciona a energia solar rural?

O princípio básico do sistema fotovoltaico é produzir energia elétrica por intermédio da luz emitida pelo Sol. Ou seja, os raios solares transmitem energia que são captados pelas placas.  O funcionamento do sistema solar pode ocorrer de 3 formas, que depende do tipo instalado. Veja abaixo:

  • Sistema de energia solar fotovoltaico ligado à rede (on-grid);
  • Sistema de energia solar fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid);
  • Sistema de energia solar fotovoltaico híbrido.

A forma de operação é que diferencia os tipos de funcionamento dos sistemas fotovoltaicos. O sistema on-grid funciona com a inserção da energia captada diretamente na rede elétrica, enquanto o sistema off-grid baseia-se no armazenamento de eletricidade por meio de baterias (autônomo). O híbrido, por sua vez, opera simultaneamente, conectado à rede e, ao mesmo tempo, carregando suas baterias.